SAIBA QUANTO CUSTA INSTALAR ENERGIA SOLAR EM CASA

/ / Notícia

A energia solar é uma alternativa menos agressiva ao meio ambiente por utilizar recurso renovável, e econômica a longo prazo. Ok, entendemos que é uma solução excelente, mas você sabe quanto custa instalar energia solar em casa? Entenda como funciona e se o investimento vale a pena.

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL

Ao contrário do que se pensa, o sistema de energia solar não faz barulho algum e é instalado em um dia, de acordo com as fiações e telhado.

Funciona da seguinte maneira:

– O painel solar gera energia elétrica quando a luz do sol bate nele, com os módulos fotovoltaicos;

– A energia gerada passa pelo inversor solar (este é considerado o “coração” do sistema porque dá segurança e mede o que foi produzido nos painéis);

– O inversor solar altera a corrente e equilibra com a frequência da residência;

– Após sair do inversor solar, a energia solar já está pronta para ser utilizada no dia a dia.

A energia criada pode ser usada nas luzes, eletrodomésticos e tudo mais que seja conectado a uma tomada. Se o sol não aparecer por determinado período, a empresa distribuidora fornece energia normalmente.

Caso a residência produza mais energia do que gasta, é gerada uma forma de crédito com a distribuidora, repassado em forma de descontos nas contas futuras.

BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR EM CASA

O gerador dura em média 30 anos e, neste período, assegura produção de pelo menos 80% de seu potencial de energia. Os modelos de fábrica possuem 25 anos de garantia e precisam de manutenção mínima ao longo dos anos.

O preço pode até assustar de primeira, porém, o retorno do investimento chega em até 5 anos após a instalação. Levando em consideração os 30 anos estimados de funcionamento, um sistema de energia se paga com a sua própria economia.

Sendo assim, é possível ter 25 anos de economia em energia elétrica com o gerador. Qualquer casa, prédio ou outro imóvel pode receber o sistema de energia solar, basta ter espaço para instalação (cerca de 18 a 20 metros quadrados) e estar dentro das regras da concessionária distribuidora.

Além da economia com as contas, uma casa com este sistema é mais valorizada no mercado imobiliário e, acredite, rende mais que a poupança. A energia solar retorna entre 8% e 18% ao ano.

Outro benefício deste sistema é que é direcionado ao meio ambiente e à sustentabilidade. Atualmente, a matriz energética do Brasil vem de hidrelétricas e termoelétricas. Ambas causam diversos impactos ao meio ambiente.

QUANTO CUSTA INSTALAR UM SISTEMA DE ENERGIA SOLAR

Assim como é necessário contratar um técnico em ar-condicionado quando compra um aparelho novo, é preciso pagar pela instalação do sistema de energia solar em casa. Diversos fatores influenciam nas diferenças entre o custo do equipamento e da instalação.

Pois é, os dois se diferem principalmente por conta das dificuldades de cada um para serem finalizados. O equipamento é o gerador, sendo composto pelos seguintes produtos: painel fotovoltaico, cabos, disjuntores e fusíveis, inversor solar e, logicamente, a estrutura de fixação (onde o equipamento será implantado).

Já na questão da instalação, é possível identificar alguns dos elementos mais essenciais no processo: mão de obra do engenheiro para fazer o projeto, envio a documentação para a empresa distribuidora de energia, profissionais para fazer a tarefa braçal (fixar os painéis de acordo com as regras).

Orçamento equilibrado

conta de luz tem um peso grande no orçamento familiar. Por isso, um benefício da instalação do sistema de energia solar é a isenção de ICMS, o que faz com que o consumo de energia diminua, bem como o valor das tarifas de iluminação e elétricas.

Um sistema de energia solar de qualidade custa por volta de R$10 mil a R$30 mil. Os preços variam de acordo com a potência, dependendo principalmente de fatores como o tamanho da casa e o número de moradores.

Uma curiosidade é que a Caixa Econômica, Santander e Bradesco são algumas das instituições que oferecem linhas de crédito, como um financiamento, para que consumidores consigam pagar pelo serviço.

Com o aumento dos investimentos em energia solar, os projetos estão saindo mais em conta que antes para os clientes, desde a fabricação até a instalação destes sistemas. Mas ainda assim, o valor é alto.

No orçamento, com o valor total, já estão incluídos: projeto, instalação, homologação e todo o equipamento. Dois itens principais podem alterar a diminuição e aumento dos preços: a variação dos fornecedores em relação aos produtos que disponibilizam e a complexidade da instalação. Confira outros fatores abaixo.

O QUE INFLUENCIA NO CUSTO DA INSTALAÇÃO DA ENERGIA SOLAR

Distância da empresa

Quanto mais longe, maior o custo de instalação. Neste aspecto devem ser considerados o custo da empresa sobre o deslocamento e a alimentação dos funcionários. Por conta disso, o ideal é contratar empresas próximas ao local de instalação para diminuir custos.

Estrutura do telhado

Telhados e telhas antigas são perigosas por serem mais propensos à acidentes. É necessário que se faça uma manutenção ou adaptação na estrutura para que suporte a instalação.

Distância de conexão

Quanto mais longe a instalação estiver do quadro de luz, mais caro vai ser. Nesta questão, o valor aumenta por conta dos cabos utilizados e demais matérias “extras”.

Homologação

Para que o sistema de energia seja autorizado é necessário passar pela inspeção da distribuidora de energia. Cuidado para não contratar o serviço sem estar com a casa nos padrões exigidos.

FONTE: financeone.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *